09/04/2015

Taxistas cobram de Cartaxo atendimento à reivindicações formalizadas há quase dois anos

Sindicato, associações e cooperativas que reúnem taxistas de todo o estado decidiram cobrar do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o atendimento à uma série de reivindicações encaminhada pela categoria, após protesto que paralisou o trânsito no centro da cidade no mês de julho de 2013 e mobilizou mais de 300 profissionais.

Segundo eles, de lá para cá, nenhum dos compromissos assumidos durante audiência em seu gabinete foi cumprido. Taxistas de outras cidades continuam invadindo a Capital e sem fiscalização, a concorrência desleal e predatória dos transportes clandestinos só aumentou, com pontos espalhados pelo centro e bairros, ao lado de praças de táxi e terminais de ônibus.

Problemas aumentaram

Os taxistas se queixam que também não foi coibido o uso de carros de pequeno porte como transporte de turismo (sem guia e capacidade mínima) e continua a sinalização precária nas praças de táxi, além da falta de abrigos nesses locais e análise dos débitos dos anos 2011 e 2012 do ISS, bem como uma  parceria com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Os taxistas pedem efetivo combate aos transportes clandestinos e à invasão de empresas de rádio táxi que utilizam veículos de outros municípios.
Também reivindicam o fim do esquema mafioso de pagamento de propina entre mensageiros e taxistas, que acontece principalmente em hotéis, para que determinados taxis furem a fila da praça.

Para muitos, a situação chegou a um nível insuportável, sobretudo considerando o recente reajuste da tarifa congelada há quase quatro anos, num patamar bem inferior ao constante na planilha de custos apresentada pelo Sindicato e os constantes aumentos nos preços dos combustíveis.