02/04/2015

Em Itabaiana, taxistas se mobilizam contra farra de alvarás e cobrança abusiva de taxas

Como se já não bastasse a falta de abrigos, sinalização das praças, padronização na identificação dos veículos e fiscalização do transporte clandestino de passageiros, os taxistas do município de Itabaiana ainda estão tendo que enfrentar o abuso na cobrança de elevadas tarifas pela prefeitura.

Apesar de a lei orgânica municipal prever sua isenção para os profissionais do volante, a taxa cobrada de 104 reais pela renovação do alvará de funcionamento representa quase cinco vezes mais o valor praticado em João Pessoa. O motivo maior da indignação se deve a cobranças de outras taxas quando do licenciamento e até troca do veículo.

Situação grave

O presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba, Adauto Braz, esteve acompanhado de diretores na cidade, onde constatou essa realidade, agravada pela concessão indiscriminada de alvarás de funcionamento, que já atinge o número de 509, em sua maioria obtidos por pessoas estranhas à profissão.

Por sua vez, a vereadora Rosane Almeida criticou o fato de nenhuma dessas medidas ter sido encaminhada pela edilidade à Câmara Municipal, para a análise e debates necessários. Ambos manifestaram a disposição de formalizar pedido de providências  ao representante do Ministério Público local para disciplinar o serviço em Itabaiana, pois da forma que está, essa atividade profissional tornou-se inviável para quem dela sobrevive.